quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Eliana diz que não quer namorar ninguém!

Hoje, entrei no Terra para ver se tinha notícias sobre o julgamento de Renan Calheiros, e me deparei com centenas de links, todos contendo novas informações sobre assuntos diversos. Um desses links me chamou mais a atenção do que os outros (talvez por estar em letras garrafais vermelhas): IstoÉ Gente: "não quero namorar ninguém", diz Eliana. Mas não achei nada do Renan Calheiros. Isso pode parecer um problema especial do Terra, mas não é. É um problema de toda mídia, de todo o povo, e esse tipo de enfoque se dá em quase todos os meios de comunicação em massa no Brasil.

É um grande problema, pois a banalidade é cada vez mais a atração principal, e o público gosta. Quantas pessoas possuem TV por assinatura e acompanham "The OC", mas não vêem nenhum noticiário? Quantas pessoas sabem a história inteira de "Friends", mas não sabem nada da história do mensalão?

A internet tornou mais fácil o acesso à informação, mas o que as pessoas tem proucurado é se informar a respeito de coisas como o próximo BBB. Como jornalismo é negócio, as empresas jornalísticas oferecem cada vez mais notícias sobre o próximo BBB, e isso resulta num ciclo vicioso difícil de quebrar. Passa-se a exigir cada vez mais notícias por dia de um jornalista, e o conteúdo fica em segundo plano, tudo para crescer o bolo de informação, o leque de opções e conquistar mais leitores. Mas o verdadeiro resultado é a desinformação, a busca pelo fácil de ler e entender, o banal.

De quem é a culpa desse processo de alienação? Do povo, que não sabe exigir? Dos veículos, que não sabem oferecer temas importantes? Não sei bem, só sei que fico triste por assistir esse processo sem poder fazer nada.

5 Comentários:

Às 12 de setembro de 2007 às 17:01 , Blogger Jornalistas disse...

O que tem que fazer é queimar a Glória Maria na fogueira, jogar para os tubarões a Xuxa, enforcar o Gugu Liberato, explodir com o Celso Portioli, morcilhar o Faustão, calar a boca do Pedro Bial, dar um tiro na cabeça do Zeca Camargo, fatiar o Luciano Huck e acabar com toda essa laia de jornalistas de merda que não tem identidade e idoniedade para melhorar o jornalismo brasileiro.

 
Às 12 de setembro de 2007 às 18:35 , Blogger Ubitec disse...

Couto, mesmo assim iam aparece outros pra substitui eles :P

esse problema tá intrínseco demais, não dá pra culpa o povo de baixa renda tão facilmente.. mas o povo de alta renda dá sim, são aqueles que tem oportunidade pra querer mais!

 
Às 13 de setembro de 2007 às 13:28 , Blogger bruno disse...

Por que será que ela não quer namorar ninguém? É tão bonita.

 
Às 15 de setembro de 2007 às 15:41 , Blogger pepino disse...

valeu valeu

 
Às 25 de setembro de 2007 às 19:21 , Blogger Larissa e Ana Luiza disse...

Muito bom Guilherme.
É realmente triste isso, não só pra nós que somos estudantes de jornalismo, mas pra todo mundo, que fica cada vez mais alienado e nem se dá conta, as vezes, e acha que está tudo bem...

abraço pessoal
Lari

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial